Receita de Ano Novo

06/01/2017 08:04

 

Estamos em um novo ano. Gostaria que ele fosse mesmo novo, que trouxesse as mudanças que sempre ansiamos, afinal, um novo ciclo renova ao menos a esperança. As mensagens que recebemos, pessoalmente ou pelas redes sociais, estavam carregadas de bons votos.

O ano começa novo e logo vai se tornando velho. Nem tanto pela passagem do tempo, mas pela assídua repetição dos fatos externos e pela constância de nossos atos – queremos novos acontecimentos, mas não renovamos nossas atitudes!

Nesses momentos me lembro do singelo e profundo poema do Carlos Drummond de Andrade – Receita de Ano Novo – que fala que pra gente ganhar um belíssimo novo ano, não precisamos fazer lista de intenções pra guardar na gaveta, chorar arrependido pelas besteiras consumidas ou parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudem. E ao final ele diz que para ganharmos um Ano Novo que mereça este nome precisamos merecê-lo, fazê-lo novo e que isso não é fácil e nos convida a tentar e experimentar conscientemente, pois é dentro da gente que o novo ano “chocila e espera desde sempre”.

Nesses tempos que todos queremos ser um pouco “master chefs” seria interessante experimentar seguir a receitinha do poeta!

Um verdadeiro ano novo para todos.