Gêneros de primeira necessidade

19/06/2016 01:18

 

Na loja de cosméticos a novata vendedora estava apreensiva, precisa impressionar a gerente no período de experiência. Aproveitou a chance, ao perceber a entrada de duas clientes que naquele instante entraram na loja.

– Boa tarde, posso ajudá-las?

– Precisamos de xampu. Respondeu a mãe prontamente.

– Preciso também de cílios postiços, responde a filha.

A vendedora, solícita, leva a adolescente ao setor desejado. Diante de uma infinidade de embalagens com os mais variados modelos e tamanhos de cílios, a menina escolhe uma.

– Esse é muito grande, filha. Seu rosto é muito delicado para essa imensidão. Pra que colocar essa porcaria, vai parecer que tem uma asa de inseto no olho. Lembre-se do ditado: menos é mais!

– Mãe, se for pra colocar um pequeno eu nem compro nada, quero mais é que apareça mesmo, argumenta a filha, que no auge da juventude nem quer se preocupar com esse pequeno detalhe estético.

Percebendo que aquilo pode estragar o negócio a vendedora intercede: – Você pode levar o tamanho intermediário.

A mãe, que não conseguia distinguir a diferença entre os tamanhos dos benditos cílios – todos pareciam enormes – e para não estender a discussão, rendeu-se ao argumento conciliador da moça. A filha, toda contente, pegou logo a caixinha com o apetrecho. De quebra, colocou na cestinha ofertada pela vendedora a cola e uma máscara para cílios ultrafantástica para um efeito finalizador. Mais adiante, no setor dos batons, parou em frente ao mostruário.

– Mãe, veja só este vermelho, é exatamente o que preciso!

A vendedora foi tratando de enaltecer as qualidades do cosmético: – Excelente escolha, esse produto é o mais recente lançamento dessa marca, tem um efeito hidratante que faz com que a cor se fixe nos lábios. Você ficará deslumbrante, pode experimentar!

Aflita, e pensando na fortuna que ficaria a conta ao final do ensandecido ataque consumista da filha, a mãe intervém: – Deixa disso, lá em casa tem muita cor parecida com essa. E arrasta a filha para o destino inicial daquela saga.

No corredor dos xampus a coisa complicou. A variedade de marcas e a infinidade de tipos deixaram a mãe atônita.

– Seu tipo de cabelo necessita de um xampu reparador, e você pode levar um detox para alternar a lavagem. Explica a  vendedora.

– Mas eu quero um pra crescer o cabelo.

A mãe, que até então tinha absoluta convicção que xampu era para deixar limpo os cabelos e o couro cabeludo, e já desesperada devido à experiência com os tais cílios, tentou encurtar a conversa: – Vamos logo que seu pai está esperando.

A vendedora, percebendo a impaciência da genitora, para não perder a chance prossegue: – Você pode levar esse conjunto de xampu e condicionador que tem “nutra terapy power” é o mais recente tratamento para alongar fios – e colocando os produtos na cesta de compras pergunta para a mãe – e para a senhora não vai levar nada.

A filha adianta-se e responde: – Você precisa de um xampu para hidratar os cabelos.

A mãe, para encurtar a conversa responde decidida: – Vou usar o seu “nutra terapy power”. Pra você terá o efeito de crescimento e pra mim o efeito hidratante que preciso. E bateu em retirada para o caixa antes que a filha se lembrasse de outra necessidade urgente e a vendedora lhe oferecesse outro recente lançamento da indústria cosmética.